Mark Cunningham, fundador e CEO da Indicee, faz parte da
equipe que desenvolveu a Crystal
Reports, primeira ferramenta de relatórios para o Windows.
Mark deu 5 dicas de Mark para mensurar e potencializar o
impacto dos funcionários na sua estratégia de mídias sociais:
1) Descobrir se a empresa está comprometida
É importante entender qual o percentual do pessoal da
organização que está realmente comprometido com o êxito das iniciativas sociais
que se implementam já que este é um primeiro indicador de seu possível
sucesso.
2) Aproxime-se dos mais entusiastas
Seguramente muitos empregados já participam das mídias
sociais e já entenderam de imediato a importância de implementar estas
ferramentas na empresa. Esses serão os colaboradores mais valiosos e, por isso,
é importante identificá-los.
3) Analisar a informação
Observando as diferentes fontes de informação que alimentam
as conversas, poderemos aprender como a empresa utiliza os conteúdos e a
colaboração.
4) Monitorar tendências, menções e etiquetas
Segundo o tipo de negócio, a popularidade de diferentes
conversas e assuntos pode mudar através do tempo, inclusive durante um mesmo
dia. Se entendemos quais são as tendências e como evoluem, facilitará o
planejamento de ações e a criação de estratégias para novos produtos e
clientes.
5) Criar atividades grupais
Um bom espaço para interagir com clientes, sócios e
empregados são as atividades grupais. Podem estar organizadas por departamento,
grupo de interesse ou projeto. As redes sociais permitem conhecer que grupos e
atividades foram os mais exitosos e por isso beneficiosos para a empresa.
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