Este espaço será dedicado a discussão de artigos e ideias que tratem de Gestão Humana, por conseguinte pede-se a todos que nos visitem e que gostam da área de Recursos Humanos que participem de forma a que o debate seja sério e construtivo. O Blog foi criado no âmbito da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos do curso de Gestão da UTAD, encontrando-se os autores do mesmo no segundo ano do curso acima referido, sendo eles: Jorge Machado; Jorge Rodrigues; José Carvalho; Leonardo Guerra
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Qual é a maior qualidade de um líder? Saber falar ou saber ouvir? Qual dos dois barcos preferem?
ResponderEliminarNa nossa opinião um bom líder deve ter ambas qualidades saber ouvir e saber falar, mas em situação de escolha optamos por SABER OUVIR uma vez que o ser humano necessita ser ouvido na essência, ser compreendido. Ouvir, respeitar e analisar as opiniões de todos os membros da equipa será uma mais-valia não só para a equipa em geral como para o líder, quando se trabalha em equipa, existe sempre a grande oportunidade de todos os membros aprenderem uns com os outros, inclusive o chefe da equipa. Um líder ao ouvir os seus colaboradores ficará com mais conhecimento, irá ser mais respeitado e melhorará o ambiente de todo o grupo de trabalho.
ResponderEliminarO nosso grupo defende que é errado optar por apenas uma dessas características pois não conseguimos perceber qual das duas é a mais importante visto que se complementam ! Deixamos aqui uma sugestão: um barco onde todos possam falar e todos saibam ouvir anulando, assim, os efeitos das posições hierárquicas.
ResponderEliminarO grupo acha que um bom líder tem de saber ouvir e saber falar, é fundamental para que a equipa se entenda e consiga concluir a meta final.
ResponderEliminarNa imagem, vimos que num dos barcos apenas um elemento rema e todos outros comandam não achamos esta opção a mais correcta porque deve haver uma hierarquia para conseguirem trabalhar em equipa, todos eles devem ter opinião sobre o que vão realizar mas apenas o superior, neste caso o líder, deve comandar para concluírem o objectivo comum, por isso achamos o segundo barco a opção mais correcta porque todos trabalham para o mesmo fim seguido a ordem de um superior, organizando a equipa de trabalho.
O nosso grupo acha que não dá para escolher uma das características porque são ambas importantes para um bom líder, tanto saber ouvir como saber falar é fundamental para que a organização consiga os objectivos definidos.
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